CERÂMICA Figurativa de Barcelos
O Figurado de Barcelos é um instrumento da nossa cultura e história, sendo uma forma popular de expressão artística que continua "viva" e se materializa através do barro.
Constituindo um produto artesanal certificado, representa sob diversas formas, figuras vidradas ou pintadas com cor e características únicas.
Peças distintas, que se caracterizam por retratar a sociedade no domínio cultural, religioso, económico e etnográfico.
O Galo de Barcelos é um verdadeiro símbolo nacional, estando relacionado com o caminho de peregrinação português de Santiago de Compostela.
Segundo a lenda, em Barcelos procurava-se um criminoso e certo dia, os habitantes acharam que certo galego que por ali passava era suspeito.
Apesar do homem se justificar, dizendo que fazia o caminho de Santigo de Compostela, nada lhe valeu e foi condenado à forca.
Como seu último pedido, concederam-lhe ir à presença do juiz, que nessa altura se banqueteava com uns amigos e não acreditou mais uma vez na sua inocência.
Olhando para um galo assado sobre a mesa, o peregrino afirmou:
“É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.”
Entre risos ninguém acreditou, mas também não tocou no galo e quando o homem estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou.
O juiz apercebendo-se do erro, corre ao local da forca e descobre que o peregrino se salvara graças a um nó mal feito. Logo o solta e o envia em paz.
O peregrino volta mais tarde a Barcelos para esculpir o Cruzeiro do Senhor do Galo em louvor à Virgem Maria e a S.Tiago, fazendo este parte do espólio do museu arqueológico desta cidade.